O que é a Análise ABC?
A análise ABC (Always Better Control) é um dos métodos de gestão de stock mais utilizado. Esta divide os produtos em três categorias (A, B e C) tendo em conta o seu valor para a empresa.
A classificação do inventário com a análise ABC permite às empresas a priorização do seu stock, otimizar operações e tomar decisões claras. Iremos explorar a análise ABC em profundidade, como a utilizar e se é adequada para o seu negócio.
Porquê usar a análise ABC para a gestão do seu stock?
Como o nome indica, a análise ABC classifica o stock em três grupos:
- Produtos A: Este é o stock de maior consumo, em valor, anual. Estes produtos são a sua prioridade máxima onde não deve ser permitida nenhuma rutura de stock;
- Produtos B: Stock que vende regularmente, mas não tanto como os produtos A. Este stock normalmente é mais caro manter do que os produtos A;
- Produtos C: Estes são os produtos que não vendem muito ou vendem muito raramente. Individualmente tem um menor valor de stock, mas no seu todo representa o maior custo de stock.
A categorização do stock é essencial porque permite às empresas proteger as suas margens de lucro e evita perdas de stock por stock danificado ou fora do prazo. É também o prime iro passo para reduzir e ou não produzir stock obsoleto, otimizar a cadeia de abastecimento, aumentar os preços e prever a procura.
O princípio de Pareto e analise ABC
O princípio de Pareto, conhecido como a regra 80/20, afirma que 80% das saídas são causadas por 20% das entradas.
Este princípio foi descoberto pelo economista italiano Vilfredo Pareto, que observou que 80% das ervilhas do seu quintal provinham de apenas 20% das vagens que plantou. De realçar, que ele também detectou uma proporção semelhante quando percebeu que 80% das terras italianas pertenciam a 20% da população.
Desde então, o princípio de Pareto mudou a forma como a economia é estudada e como percepcionamos a distribuição dos recursos do mundo.
A análise de stock ABC tem como base o Princípio de Pareto, o que significa que geralmente cerca de 20% dos produtos de uma empresa representam 80% das suas vendas. Esse insight permite que os gestores tomem decisões mais conscientes.
O Princípio de Pareto influencia a análise ABC na forma é usado para priorizar e classificar stocks específicos em detrimento de outros. A análise ABC simplifica a análise de stock, dividindo-o em três grupos, o que permite a tomada de decisões estratégicas.
Quais as vantagens da análise ABC?
Existem 3 formas em que a análise ABC permite melhorar os resultados da empresa:
1. Previsão da procura mais assertiva
Ao usar a análise ABC, os gestores de stock podem prever a procura por produtos específicos e gerir o seu stock de acordo com a sua classificação. Esta gestão permite ser mais assertivo na redução de custos de transporte de produtos obsoletos assim como o empate de capital.
2. Maior controle do stock de grande valor
O sucesso de muitas empresas depende do stock de produtos A. A análise ABC permite identificar esses itens em tempo real, monitorizar a procura deles e evitar as ruturas deste stock. Ao focar os seus recursos para os produtos de alta prioridade, estará a colocar as hipóteses de ter sucesso em primeiro lugar.
3. Preços estratégicos
A análise ABC permite que otimize a sua estratégia de preços para produtos que trazem mais valor ao seu negócio. Ao entender que produtos estão a ser mais requisitados, pode aumentar o preço, o que pode permitir um aumento significativo dos seus lucros.
Quais são as desvantagens da análise ABC?
Embora a análise ABC seja uma ferramenta essencial para muitas empresas, existem algumas desvantagens a ter em conta:
Supervisão regular necessária
Para obter todos os benefícios da análise ABC, você deve analisar o seu stock de forma regular, de forma a garantir que os produtos A são efetivamente os prioritários. Caso contrário, corre o risco de desperdiçar recursos em produtos de menor valor. A recolha e a análise de dados podem sobrecarregar empresas que não possuem um software de gestão de stock adequado.
Falta de precisão
Uma análise ABC pode sobrevalorizar produtos que comprados com frequência com menor valor, em relação a produtos de luxo com menor frequência de compra, mas com maior margem de lucro. A análise ABC também pode perder eficácia por oscilações na procura de produtos sazonais ou produtos novos que não têm histórico.
Como usar a análise ABC com inventário
Para implementar a análise ABC na sua empresa, siga estes três passos:
1. Classifique os seus produtos
A forma como classifica os seus produtos depende do tipo de negócio e dos objetivos da sua empresa. A classificação utilizada deve estar alinhada com o tipo de stock que a empresa possui, assim como a tipo de gestão. A métrica a utilizar deve ter em conta o consumo de stock num determinado período. As métricas mais utilizadas são:
- vendas totais;
- margem bruta;
- custos de compra.
Depois de calcular, de acordo com a métrica escolhida, as percentagens de cada produto classifique os produtos nas categorias A, B e C.
2. Crie regras para classes de inventário
Para as diferentes categorias de produtos (A, B, C), é necessário a criação de um conjunto de regras ou ações sobre como os produtos A, B, ou C devem funcionar. Por exemplo, o stock dos produtos A não deve permitir ruturas de stock ou ter um limite de rotatividade. Então, para os produtos C, pode ter ruturas de stock, mas não quer sucatar nenhum produto por danos e ou por estar obsoleto. A empresa deve ter um sistema de informação e indicadores que permitam monitorizar se estas regras estão a ser bem geridas.
3. Monitorize e procure oportunidades para alterar a classificação
Com crescimento da empresa e novos produtos a serem introduzidos na stock, o mix de produtos altera-se. Ao monitorizar o stock é provável que se observe padrões e defina que produtos são mais importantes e os menos importantes. O mix de produtos ao estar bem classificado permite que as suas operações sejam executadas com mais eficiência e os pesadelos do fluxo de caixa serão problemas do passado.
Depois de todos os produtos serem classificados, o próximo passo é garantir a sustentabilidade da análise ABC.
Práticas recomendadas ao implementar a análise ABC
A análise ABC requer uma utilização consistente e atualizada de forma regular. Em baixo podemos ver algumas práticas recomendadas ao implementar a análise ABC:
As classificações dos seus produtos devem ser simples
Com o objetivo de agilizar a gestão de stock, as classificações da análise ABC devem ser simples. De fácil interpretação, para que as equipas saibam de imediato que produtos pertencem a que classe. Por exemplo, os métodos comuns de classificação são de acordo com o preço do produto ou a frequência de vendas.
Definir o consumo de recursos de acordo com a classificação
Os recursos devem ser alocados de acordo com a sua classificação. A alocação incorreta de recursos pode levar a perda de rentabilidade e níveis de serviço baixos.
Rever cada classe individualmente
Cada classificação deve ser medida de acordo com suas próprias regras estabelecidas na análise ABC inicial. Isso inclui um conjunto diferente de indicadores, análises de desempenho e abordagem para reordenar ou vender qualquer excesso de stock.
Revisitar as classificações originais
A análise ABC inicial levou em consideração os tipos de produtos e o status do negócio naquele momento. À medida que o stock e os mercados mudam, é importante revisitar as classificações existentes e reclassificá-las, se necessário. Considere as tendências do consumidor, novos concorrentes no mercado e alterações nas vendas por classe e produto.
Utilizar ferramentas de software e dados
O software de gestão de stocks ajuda a rastrear todas as alterações na rotatividade e vendas do produto. Com um conjunto estabelecido de regras e ações, pode-se usar facilmente um sistema de gestão de stock para rastrear e criar relatórios automaticamente para destacar as principais áreas de melhoria.
Exemplo de análise ABC
Imagine, por exemplo, que tem uma empresa de vendas online de roupa masculina. No final do trimestre faz uma análise às suas vendas. Como pode ver na tabela e detecta que vende muitos pares de meias, as camisolas também vendem uma grande quantia, no entanto, as calças são reesposáveis por 70% do volume de vendas e apenas representam 10% dos artigos.
É obvio que as calças devem estar na categoria A, as camisolas na categoria B e as meias na categoria C.
Após esta análise o que fazer?
Para começar, você pode utilizar mais tempo a procurar as melhores calças de forma a aumentar as vendas de calças. Deve negociar melhores condições com fornecedores ou aumentar o budget de marketing para as suas calças. Ou aumentar a diversidade de calças para que os clientes tenham uma maior diversidade de escolha.
Mas acima de tudo garantir que não tem falta de produtos A.
Conclusão
A utilização da análise ABC é uma maneira eficaz da empresa determinar o valor de seus produtos. É um processo simples que ajuda a gerir grandes quantidades de stock e como alocar os recursos de acordo com as classificações o que permite aumentar os lucros.
Autor, Eurico Fertuzinhos