WEOPTIMIZE

BLOG

Análise ABC

O que é a Análise ABC?

A análise ABC (Always Better Control) é um dos métodos de gestão de stock mais utilizado. Esta divide os produtos em três categorias (A, B e C) tendo em conta o seu valor para a empresa.

A classificação do inventário com a análise ABC permite às empresas a priorização do seu stock, otimizar operações e tomar decisões claras. Iremos explorar a análise ABC em profundidade, como a utilizar e se é adequada para o seu negócio.

Porquê usar a análise ABC para a gestão do seu stock?

Como o nome indica, a análise ABC classifica o stock em três grupos:

  • Produtos A: Este é o stock de maior consumo, em valor, anual. Estes produtos são a sua prioridade máxima onde não deve ser permitida nenhuma rutura de stock;
  • Produtos B: Stock que vende regularmente, mas não tanto como os produtos A. Este stock normalmente é mais caro manter do que os produtos A;
  • Produtos C: Estes são os produtos que não vendem muito ou vendem muito raramente. Individualmente tem um menor valor de stock, mas no seu todo representa o maior custo de stock.

A categorização do stock é essencial porque permite às empresas proteger as suas margens de lucro e evita perdas de stock por stock danificado ou fora do prazo. É também o prime iro passo para reduzir e ou não produzir stock obsoleto, otimizar a cadeia de abastecimento, aumentar os preços e prever a procura.

O princípio de Pareto e analise ABC

O princípio de Pareto, conhecido como a regra 80/20, afirma que 80% das saídas são causadas por 20% das entradas.

Este princípio foi descoberto pelo economista italiano Vilfredo Pareto, que observou que 80% das ervilhas do seu quintal provinham de apenas 20% das vagens que plantou. De realçar, que ele também detectou uma proporção semelhante quando percebeu que 80% das terras italianas pertenciam a 20% da população.

Desde então, o princípio de Pareto mudou a forma como a economia é estudada e como percepcionamos a distribuição dos recursos do mundo.

A análise de stock ABC tem como base o Princípio de Pareto, o que significa que geralmente cerca de 20% dos produtos de uma empresa representam 80% das suas vendas. Esse insight permite que os gestores tomem decisões mais conscientes.

O Princípio de Pareto influencia a análise ABC na forma é usado para priorizar e classificar stocks específicos em detrimento de outros. A análise ABC simplifica a análise de stock, dividindo-o em três grupos, o que permite a tomada de decisões estratégicas.

Quais as vantagens da análise ABC?

Existem 3 formas em que a análise ABC permite melhorar os resultados da empresa:

1. Previsão da procura mais assertiva

Ao usar a análise ABC, os gestores de stock podem prever a procura por produtos específicos e gerir o seu stock de acordo com a sua classificação. Esta gestão permite ser mais assertivo na redução de custos de transporte de produtos obsoletos assim como o empate de capital.

2. Maior controle do stock de grande valor

O sucesso de muitas empresas depende do stock de produtos A. A análise ABC permite identificar esses itens em tempo real, monitorizar a procura deles e evitar as ruturas deste stock. Ao focar os seus recursos para os produtos de alta prioridade, estará a colocar as hipóteses de ter sucesso em primeiro lugar.

3. Preços estratégicos

A análise ABC permite que otimize a sua estratégia de preços para produtos que trazem mais valor ao seu negócio. Ao entender que produtos estão a ser mais requisitados, pode aumentar o preço, o que pode permitir um aumento significativo dos seus lucros.

Quais são as desvantagens da análise ABC?

Embora a análise ABC seja uma ferramenta essencial para muitas empresas, existem algumas desvantagens a ter em conta:

Supervisão regular necessária

Para obter todos os benefícios da análise ABC, você deve analisar o seu stock de forma regular, de forma a garantir que os produtos A são efetivamente os prioritários. Caso contrário, corre o risco de desperdiçar recursos em produtos de menor valor. A recolha e a análise de dados podem sobrecarregar empresas que não possuem um software de gestão de stock adequado.

Falta de precisão

Uma análise ABC pode sobrevalorizar produtos que comprados com frequência com menor valor, em relação a produtos de luxo com menor frequência de compra, mas com maior margem de lucro. A análise ABC também pode perder eficácia por oscilações na procura de produtos sazonais ou produtos novos que não têm histórico.

Como usar a análise ABC com inventário

Para implementar a análise ABC na sua empresa, siga estes três passos:

1. Classifique os seus produtos

A forma como classifica os seus produtos depende do tipo de negócio e dos objetivos da sua empresa. A classificação utilizada deve estar alinhada com o tipo de stock que a empresa possui, assim como a tipo de gestão. A métrica a utilizar deve ter em conta o consumo de stock num determinado período. As métricas mais utilizadas são:

  • vendas totais;
  • margem bruta;
  • custos de compra.

Depois de calcular, de acordo com a métrica escolhida, as percentagens de cada produto classifique os produtos nas categorias A, B e C.

2. Crie regras para classes de inventário

Para as diferentes categorias de produtos (A, B, C), é necessário a criação de um conjunto de regras ou ações sobre como os produtos A, B, ou C devem funcionar. Por exemplo, o stock dos produtos A não deve permitir ruturas de stock ou ter um limite de rotatividade. Então, para os produtos C, pode ter ruturas de stock, mas não quer sucatar nenhum produto por danos e ou por estar obsoleto. A empresa deve ter um sistema de informação e indicadores que permitam monitorizar se estas regras estão a ser bem geridas.

3. Monitorize e procure oportunidades para alterar a classificação

Com crescimento da empresa e novos produtos a serem introduzidos na stock, o mix de produtos altera-se. Ao monitorizar o stock é provável que se observe padrões e defina que produtos são mais importantes e os menos importantes. O mix de produtos ao estar bem classificado permite que as suas operações sejam executadas com mais eficiência e os pesadelos do fluxo de caixa serão problemas do passado.

Depois de todos os produtos serem classificados, o próximo passo é garantir a sustentabilidade da análise ABC.

Práticas recomendadas ao implementar a análise ABC

A análise ABC requer uma utilização consistente e atualizada de forma regular. Em baixo podemos ver algumas práticas recomendadas ao implementar a análise ABC:

As classificações dos seus produtos devem ser simples

Com o objetivo de agilizar a gestão de stock, as classificações da análise ABC devem ser simples. De fácil interpretação, para que as equipas saibam de imediato que produtos pertencem a que classe. Por exemplo, os métodos comuns de classificação são de acordo com o preço do produto ou a frequência de vendas.

Definir o consumo de recursos de acordo com a classificação

Os recursos devem ser alocados de acordo com a sua classificação. A alocação incorreta de recursos pode levar a perda de rentabilidade e níveis de serviço baixos.

Rever cada classe individualmente

Cada classificação deve ser medida de acordo com suas próprias regras estabelecidas na análise ABC inicial. Isso inclui um conjunto diferente de indicadores, análises de desempenho e abordagem para reordenar ou vender qualquer excesso de stock.

Revisitar as classificações originais

A análise ABC inicial levou em consideração os tipos de produtos e o status do negócio naquele momento. À medida que o stock e os mercados mudam, é importante revisitar as classificações existentes e reclassificá-las, se necessário. Considere as tendências do consumidor, novos concorrentes no mercado e alterações nas vendas por classe e produto.

Utilizar ferramentas de software e dados

O software de gestão de stocks ajuda a rastrear todas as alterações na rotatividade e vendas do produto. Com um conjunto estabelecido de regras e ações, pode-se usar facilmente um sistema de gestão de stock para rastrear e criar relatórios automaticamente para destacar as principais áreas de melhoria.

Exemplo de análise ABC

Imagine, por exemplo, que tem uma empresa de vendas online de roupa masculina. No final do trimestre faz uma análise às suas vendas. Como pode ver na tabela e detecta que vende muitos pares de meias, as camisolas também vendem uma grande quantia, no entanto, as calças são reesposáveis por 70% do volume de vendas e apenas representam 10% dos artigos.

É obvio que as calças devem estar na categoria A, as camisolas na categoria B e as meias na categoria C.

Após esta análise o que fazer?

Para começar, você pode utilizar mais tempo a procurar as melhores calças de forma a aumentar as vendas de calças. Deve negociar melhores condições com fornecedores ou aumentar o budget de marketing para as suas calças. Ou aumentar a diversidade de calças para que os clientes tenham uma maior diversidade de escolha.

Mas acima de tudo garantir que não tem falta de produtos A.

Conclusão

A utilização da análise ABC é uma maneira eficaz da empresa determinar o valor de seus produtos. É um processo simples que ajuda a gerir grandes quantidades de stock e como alocar os recursos de acordo com as classificações o que permite aumentar os lucros.

Autor, Eurico Fertuzinhos

CATEGORIAS

NOTÍCIAS RECENTES

INFORMAÇÕES

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

info@weoptimize.pt

Tel. +351 964 754 341

OUTRAS NOTÍCIAS

Num contexto empresarial em constante evolução, alcançar a excelência operacional é fundamental. Este artigo compila estratégias baseadas em…
Num contexto empresarial em constante evolução, alcançar a excelência operacional é fundamental. Este artigo compila estratégias baseadas em…
Lean Manufacturing é uma ideologia que consiste em maximizar a produtividade e, ao mesmo tempo, minimizar o desperdício…
Num contexto empresarial em constante evolução, alcançar a excelência operacional é fundamental. Este artigo compila estratégias baseadas em…
Num contexto empresarial em constante evolução, alcançar a excelência operacional é fundamental. Este artigo compila estratégias baseadas em…
Lean Manufacturing é uma ideologia que consiste em maximizar a produtividade e, ao mesmo tempo, minimizar o desperdício…

PEÇA JÁ UMA SIMULAÇÃO DE UM SERVIÇO

    *Campo Obrigatório

    Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google aplicam-se.

    Política de Privacidade

    Última atualização: 10 de fevereiro de 2022

    A presente Política de Privacidade regula o tratamento de dados de carácter pessoal realizado no web site www.weoptimize.pt, (doravante também designado por “website”).
    O utilizador do website deve ler atentamente a presente Política de Privacidade sempre que se propuser utilizar o website, já que esta pode sofrer modificações sem aviso prévio (verifique a data da atualização no início do texto).
    O utilizador do website deve ler com atenção esta Política de Privacidade, que foi redigida de forma clara e simples, para facilitar a sua compreensão, e decidir de forma livre e voluntária se pretende facultar os seus dados pessoais à Weoptimize – Business & Performance Consulting. Assim, o utilizador garante ser maior de idade, e que os dados comunicados são verdadeiros, exactos, completos e actuais, sendo responsável por qualquer dano ou prejuízo, directo ou indirecto, que possa emergir em consequência do incumprimento de tal obrigação.

    1. Definição

    1.1 Por dados pessoais deve ser entendida a informação, de qualquer natureza e suporte, incluindo-se o som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É considerada como identificável uma pessoa que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

    2. Responsável pelo tratamento e Autoridade de controlo nacional

    2.1 A entidade responsável pela recolha e tratamento dos dados pessoais dos utilizadores, designadamente, pelas categorias de dados recolhidos, qual o tratamento dos mesmos e as finalidades para que são utilizados é a Weoptimize – Business & Performance Consulting, nº de contribuinte 217277314 o endereço físico onde se encontra estabelecido na Av. Embaixador Augusto de Castro, Nº21 2º Dto 2780-200 Oeiras e email info@weoptimize.pt.

    2.2 Autoridade de controlo nacional
    A autoridade de controlo nacional é a Comissão nacional de Proteção de dados (CNPD):
    Rua de São Bento, nº 148, 3º
    1200-821 LISBOA
    geral@cnpd.pt

    3. Tipos de dados pessoais e finalidades do tratamento

    3.1 Acesso ao website e navegação: com o acesso ao website são recolhidos de forma automática um conjunto de dados informáticos, que são gravados de forma temporária em ficheiros próprios, sendo eliminados de forma também automática após determinado período. A recolha destes dados tem objetivos meramente técnicos, como sejam a configuração da ligação, a segurança do sistema, a administração técnica da rede e a otimização do website. São os seguintes, os dados pessoais recolhidos com esta finalidade:

    a) Endereço IP do processador requerente;
    b) Data e hora de acesso;
    c) Nome e URL do ficheiro transferido;
    d) Volume dos dados transmitidos;
    e) Indicação sobre se a transferência foi efetuada com êxito;
    f) Dados de identificação do software do navegador e do sistema operativo;
    g) Sítio Web a partir do qual acedeu ao nosso sítio;
    h) Nome do fornecedor de serviço de Internet.

    3.2 Formulário de contacto: se pretender contactar a Weoptimize – Business Performance & Consulting diretamente através do website, deverá preencher o formulário disponibilizado para o efeito, que poderá ser encontrado no menú em www.weoptimize.pt. Ser-lhe-ão solicitados alguns dados pessoais como o nome e endereço de e-mail, localidade e contacto. A recolha destes dados visa apenas tornar possível responder ao seu contacto e prestar-lhe as informações de que necessitar.

    4. Período de conservação dos seus dados

    Os dados pessoais do utilizador serão conservados pelo prazo necessário ao cumprimento de obrigações legais. Na ausência de exigência legal especifica, os dados pessoais do utilizador serão armazenados a partir da recolha do seu consentimento ou da última compra realizada e caso, dentro deste período, não tenha retirado o seu consentimento.

    5. Fornecimento de dados a terceiros

    5.1 Salvo disposição em contrário, os seus dados pessoais não serão divulgados a terceiros sem o seu consentimento explícito.

    5.2 Os seus dados pessoais poderão, contudo, ser divulgados a terceiros prestadores de serviços que auxiliem a Weoptimize – Business Performance & Consulting no exercício da sua atividade tais como serviços de alojamento de página web, correio eletrónico, processamento de pagamentos, envios e entregas, transporte e pagamento gestão de marca e promoções de produtos. São fornecidas a estas empresas apenas os dados pessoais necessários para a prestação do serviço em causa, e comprometendo-se estas entidades a tratar os referidos dados pessoais única e exclusivamente para o cumprimento das finalidades supra indicadas.

    5.3 Além disso, os seus dados pessoais poderão ser divulgados a terceiros, para:
    Satisfazer exigências impostas pela lei ou pelas autoridades governamentais ou judiciais competentes;
    Satisfazer exigências necessárias para instaurar ou sustentar um processo judicial ou a defesa numa ação judicial;
    Os seus dados pessoais poderão também ser comunicados à polícia ou às autoridades judiciais, em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e mediante um pedido formal por parte das autoridades, para efeitos de prevenção de fraude contra nós (serviços anti-fraude).
    Caso pretenda mais informações sobre os destinatários acima, contacte info@weoptimize.pt

    6. Armazenamento dos seus Dados Pessoais

    Os dados pessoais recolhidos e tratados pela Weoptimize – Business Performance & Consulting são armazenados servidores com acesso limitado, localizados em instalações controladas.

    7. Transferências de dados para o estrangeiro

    Caso a prestação de determinados serviços pela Weoptimize – Business Performance & Consulting implique a transferência dos dados pessoais dos utilizadores para fora de Portugal, Weoptimize – Business Performance & Consulting cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade de tal País no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências.

    8. Medidas de segurança

    Para evitar a divulgação ou acesso não autorizado e para assegurar uma utilização apropriada dos dados pessoais dos utilizadores, a Weoptimize – Business Performance & Consulting recorre a procedimentos físicos, técnicos e administrativos apropriados e razoáveis para salvaguardar a informação que recolhe e trata, de forma a proteger os dados pessoais contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado bem como, contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.
    Para esse efeito, para além da utilização da utilização de protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS (HTTPS), o seu sistema encripta a informação para garantir que os mesmos não são objeto de interceção quando transmitidos através da rede e tem implementados sistemas de autenticação / controlo de acessos (login e password) e utilização de firewalls.

    9. Cookies

    Este website utiliza cookies para melhorar o seu serviço. Alguns cookies são essenciais para garantir as funcionalidades disponibilizadas, enquanto outros são destinadas a melhorar o desempenho e a experiência do utilizador. Não deverá continuar a aceder ao nosso website após o alerta sobre os cookies, se não concordar com a sua utilização. Para mais informações sobre os cookies usados por este website e forma de os gerir e modificar, por favor consulte a nossa Política de cookies.

    10. Direitos dos Titulares dos Dados

    De acordo com a legislação em vigor, o utilizador tem direito de acesso e retificação dos seus dados pessoais, bem como o direito de solicitar a sua eliminação, opor-se ao seu tratamento e obter a sua limitação ou portabilidade na medida em que seja aplicável.

    Pode igualmente opor-se a que os seus dados sejam utilizados com o fim de criação do seu perfil de cliente; neste caso, não poderá beneficiar de ofertas ou serviços personalizados. Além disso, pode, a qualquer momento, pedir para deixar de receber as nossas comunicações para efeitos de marketing e publicidade.
    Tem igualmente direito ao conhecimento da existência de uma violação dos seus dados, caso se verifique.
    Estes direitos podem ser exercidos entrando diretamente em contacto com a Weoptimize – Business Performance & Consulting.

    11. Ligação para redes sociais

    Permitimos a ligação a redes sociais, mas não somos responsáveis pelas suas políticas de privacidade e segurança. Recomendamos que as verifique.
    Tratam-se de ligações a redes sociais externas à Weoptimize – Business Performance & Consulting sujeitas a Políticas de Privacidade próprias. Estas redes poderão registar a informação relativa às atividades dos utilizadores na Internet, incluindo no nosso sítio da Internet.
    Recomendamos a análise das condições de utilização e das políticas de privacidade destas redes sociais, de modo a saber exatamente como estas utilizam os dados pessoais dos utilizadores, bem como o procedimento para eliminar ou limitar o tratamento desses dados.

    12. Crianças

    A Weoptimize – Business Performance & Consulting não recolhe conscientemente dados pessoais de crianças com idade inferior a dezoito anos. Se tiver menos de dezoito anos, não nos ceda dados pessoais. Se acredita que um menor cedeu dados pessoais à Weoptimize – Business Performance & Consulting. Entre em contacto connosco para envidarmos todos os esforços no sentido apagar esses dados pessoais das nossas bases de dados.

    13. Direito aplicável

    13.1 Em caso de controvérsia ou reclamação de qualquer natureza relacionada com este website será aplicável a lei portuguesa, independentemente de qualquer conflito de leis aplicáveis. Todas as ações ou procedimentos legais decorrentes ou relacionados com esta Política de Privacidade, a sua validade, aplicação, cumprimento ou incumprimento, ou a matéria desta Política de Privacidade, serão da competência dos tribunais portugueses, e o utilizador consente e submete-se à jurisdição destes tribunais nos casos indicados.

    Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL).
    As entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) são as entidades autorizadas a efetuar a mediação, conciliação e arbitragem de litígios de consumo em Portugal que estejam inscritas na lista de entidades RAL prevista pela Lei n.º 144/2015.
    Para consultar a lista das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo clique em http://www.ipai.pt/fotos/gca/i006245_1459446712.pdf

    RLL

    A Comissão Europeia, através do Regulamento (UE) n. º 524/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de maio de 2013, criou a plataforma de RLL para resolução alternativa de litígios entre consumidores e comerciantes, relativos a contratos de venda ou de serviços em linha. ec.europa.eu

    14. Atualizações da Presente Política de Privacidade

    Esta Política de Privacidade está sujeita a alterações. A indicação da data da última atualização a este documento consta da legenda “Atualizada em”, no cabeçalho deste documento. As alterações a esta Política de Privacidade entrarão em vigor no momento da sua publicação no website.

    Ao consentir nesta política de privacidade, está a dar permissão para processar os seus dados pessoais especificamente para os fins identificados e selecionados.
    Se o consentimento for legalmente necessário para o tratamento de dados pessoais, o titular dos dados tem o direito de retirar o seu consentimento em qualquer altura, embora esse direito não comprometa a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado nem o tratamento posterior dos mesmos dados, baseado noutra base legal, como é o caso do cumprimento do contrato ou da obrigação legal a que a Weoptimize – Business Performance & Consulting esteja sujeito. Para revogar o seu consentimento, pode contactar-nos através de carta, telefone ou do endereço e-mail info@weoptimize.pt

    Caso o utilizador deseje fazer uma reclamação sobre a forma como os seus dados pessoais estão a ser processados pela In progress, ou como a sua reclamação foi tratada, tem o direito de apresentar uma reclamação diretamente à autoridade supervisora.
    Contactos da Autoridade de Controlo:
    Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD, Rua de São Bento, n.º 148, 3º, 1200-821 Lisboa, Tel: 351 213928400, Fax: +351 213976832, e-mail: geral@cnpd.pt.

    A Weoptimize – Business Performance & Consulting poderá elaborar perfis dos utilizadores, o que permitirá a adoção de decisões automatizadas, baseadas nas características pessoais, preferências, histórico de comportamento e localização. Nestes casos, o utilizador terá o direito de obter uma intervenção humana na decisão, de expressar o seu ponto de vista e de impugnar a decisão adotada pela Weoptimize – Business Performance & Consulting.